Fiquei muito feliz em saber que um amigão e irmão em Cristo irá ser ordenado ao ministério e assumir a Primeira Igreja Batista de um Estado no Brasil. Há anos havia concluído seu bacharel em teologia mas Deus havia outros planos antes dele assumir qualquer trabalho. Assim, combinamos de trocar correspondência sobre perguntas para concílio e sugestão de leitura. Como já recebi e-mails com esse tipo de pergunta e já fui examinador de concílio na área de eclesiologia, coloco aqui no blog perguntas que julgo centrais e importantes:
(...)
Geralmente um concílio é dividido em três áreas: Conversão e chamada ; Teologia e Eclesiologia.
Vou pular a primeira pois é respondida de acordo com a experiência de cada um. Segue algumas perguntas.

2 - Teologia:

2.1: Defina o ser de Deus e seus atributos
2.2: Destrinche sua posição em relação as Escrituras Sagradas (autoridade, suficiencia, inerrância e infalibilidade)
2.3: Fale algo sobre a doutrina da Trindade. Qual sua relação com a igreja?
2.4: O que significa união hipostática? Quantas naturezas tem a pessoa de Cristo?
2.5: O Espírito Santo é uma pessoa ou uma energia ativa?
2.6: O que a Bíblia ensina sobre o homem (antropologia bíblica)?
2.7: Como o pecado entrou no mundo? Qual o seu efeito sobre nós?
2.8: Destrinche as seguintes doutrinas: Redenção
2.9: Expiação
2.10: Justificação
2.11: Quanto a soteriologia: Destrinche a posição arminiana e calvinista quanto a predestinação? Você tem alguma opinião formada sobre o assunto?
2.12: Disserte sobre a atualidade dos dons de cura, línguas e profecia dentro do debate cessacionismo e contemporanismo.
2.13: Quanto ao milênio (escatologia): Destrinche as posições pré-milenismo ; a-milenismo ; pós-milenismo. Você tem alguma posição formada?

3 - Eclesiologia:

3.1: Quais as ordenanças de uma igreja batista? O que elas simbolizam?
3.2: Ceia ultra-restrita ; restrita ; liberal ; ou ultra-liberal? O que significam e qual a sua posição.
3.3: Quais os meios de entrada para uma igreja batista?
3.4: Quais os meios de saída de uma igreja batista?
3.5: Qual sua percepção do ministério pastoral da perspectiva bíblica?
3.6: O que a Bíblia diz sobre disciplina eclesiástica?


Pegue firme a T.S do Millard Erickson (...) sempre indica. Se puder leia também o Wayne Grudem. Se a pastorada antiga estiver presente, vão pedir a TS do Langston, mas a considero desatualizada e não tão ortodoxa quanto as duas citadas acima. Quanto a eclesiologia, sugiro "Manual do Obreiro" do Pr. Ebenezer ou a "Túnica Inconsultil" do Pr. João Falcão Sobrinho. Ambas são publicadas pela Juerp.
Lembra-te daquele texto que te falei: "Manual de Teologia para concílios" da Edições Vida Nova. Esse texto é sucinto e irá ajuda-lo.
(...)

10 Comentários até agora.

  1. Juan, meu amigo
    Como vão as coisas por aí?
    Melhorou dos problemas de saúde?
    É o Marcelo q será ordenado?
    Me responda por email mesmo em joaosellos@gmail.com
    Outra coisa: graças a Deus ganhamos TUDO em nossa casa!
    Fizeram tb um chá de mantimentos e a dispensa está cheia!
    Nem pão falta na minha casa!!
    Um abração

  2. Olá João,

    tudo bem graças a Deus. Estou melhor de saúde.

    Ele mesmo que será ordenado e assumirá a PIB do Estado em que ele se encontra. Estou muito alegre pelo que Deus tem feito na vida dele.

    Bom saber noticías suas, estarei no RJ dia 07/07.
    Abraços.

  3. lindoberg says:

    Juan, obrigado pelas dicas! em breve serei eu!

    PAz!

    Ps. Anotei o email do irm�o de fortaleza, em breve materei contato!

  4. Evandro Coelho e Oliveira says:

    Olá amigo Juan, sou seu contemporâneo de Seminário -
    Evandro Coelho de oliveria, estou pegando algumas dicas suas pois o meu Concílio é para a primeira semana de outubro...abraço e que Deus te use poderosamente em seu ministério!

  5. Como leitura para um concílio eu sugiro Teologia Básica de Charles Ryrie.
    www.todahelohim.blogspot.com

  6. Sobrinho says:

    ... olá irmão e ministro do Deus vivo, sou Seminarista no do 4º ano no STBT, e penso que alem do Sr. ter me chamado, tambem um dia me colocará em um ministerio da palavra da salvação,eu gostei muito das observações quanto ao encontro com o conscilio de consagração ao santo ministerio, isso muito me alegrou, obrigado pelas boas dicas.
    Antonio Luiz, 1ª Igreja Batista em Planalto Uruguai, Teresina PI.
    atualmente ajudo no ministerio do Pr. Welington

  7. Graça e Paz!
    Sua página é uma bênção!

    Sou seminarista pernambucano e sinto um chamado da parte do Senhor para o ministério. Desejo compartilhar com os amados irmãos meu blog teológico que estou construindo e aprimorando aos poucos com base em atividades realizadas no seminário e, acima de tudo, no meu aprendizado com Jesus Cristo. Espero que os irmãos apreciem e enviem sugestões, de modo que o nome de Deus seja glorificado e que possamos estar cada vez mais em seus caminhos.

    URL DO BLOG: www.teoblog.cjb.net
    MEU EMAIL: edvaldo@teoblog.cjb.net

    Que a graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todo o povo de Deus espalhado pela face da Terra!

  8. Edemilton says:

    Graç e Paz!
    Sou um Seminarista me chamo Edemilton Sou membro da Igreja Batista em Jd. Stª Emilia Embú das Artes.E-mail edemiltonss@hotmail.com
    Gostaria de agradecer pelos comentarios postados tem me ajudado muito em meu seminario!
    De agora em diante minha missão e me preparar para o concilio gostaria de conselhos para me preparar melhor>

  9. Anônimo says:

    Prezado amigo Juan, sou seminarista e próximo ano passarei pelo concílio. Pergunta estás Teologias Sistemáticas são usadas em todos os concílios batistas? Sua opinião: sou seminarista do "Seminário Biblico Teologico - Seminário Unido - Iguaba Grande-RJ, seminário interdenominacional, não é um seminário batista.
    Helano
    helanocarlos@hotmail.com

  10. ESQUECI DE DIZER QUE SOU MEMBRO DA IGREJA BATISTA TELES DE MENEZES SÃO JOÃO DE MERITI RJ, MEU NOME É: HERALDO MESSIAS MACEDO.
    heraldoservo@yahoo.com.br